sexta-feira, 22 de maio de 2026

Eventos

  1. Home >
  2. Eventos >
  3. Reforma Tributária: A regulamentação da CBS
Reforma Tributária: A regulamentação da CBS

Reforma Tributária: A regulamentação da CBS

Evento online
22/6 segunda-feira 9h às 13h
R$ 450,00

Pix, boleto ou cartão em até 12x

A regulamentação da CBS marca uma das transformações mais relevantes do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas. Neste evento, especialistas debatem os impactos práticos da nova tributação sobre o consumo, os desafios da implementação e os reflexos imediatos para empresas, operações e estratégias fiscais.

Programação

  • 09h00 às 10h00

    Abertura: Visão geral da regulamentação da CBS

    • Roni Peterson Bernardino de Brito
    • Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Assessor do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil. Membro da Comissão de Sistematização do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (PAT RTC), que elaborou os Projetos de Leis Complementares nº 68, de 2024 (IBS, CBS e Imposto Seletivo), e nº 108, de 2024 (Comitê Gestor do IBS, contencioso administrativo e distribuição dos recursos do IBS). Gerente do Projeto da Receita Federal do Brasil de Regulamentação da Reforma Tributária na parcela relativa à União. Membro da Comissão do Ministério da Fazenda que elaborou o Projeto de Lei nº 3.887, de 2020 (CBS Federal). Ex Diretor da Divisão de Tributos sobre a Receita da Coordenação-Geral de Tributação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Bacharel em Direito - Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Pós-Graduado em Direito Tributário - Universidade Católica de Brasília (UCB).
    • Fernando Mombelli
    • Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ex-coordenador-geral de tributação da RFB (2009/2022). Ex-delegado da RFB de julgamento em Porto Alegre (2007/2009). Graduado em Direito, Administração de Empresas e Engenharia Química pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduado em Direito Tributário pela UFRGS. Pós-graduado em Direito Processual Tributário pela UnB.
    • Moderadora - Susy Hoffmann
    • Advogada. Doutora em Direito Tributário.
  • 10h00 às 10h40

    Painel 1: Crédito, compensação e transferências

  • 10h40 às 11h10

    Painel 2: Apuração Assistida

  • 11h10 às 11h50

    Painel 3: Base de cálculo e critérios para "valor de mercado"

  • 11h50 às 12h25

    Painel 4: Split Payment e Recolhimento pelo Adquirente

  • 12h25 às 12h55

    Painel 5: Setor do Agronegócio

  • 12h55 às 13h00

    Encerramento

Coordenadora
Susy Hoffmann

Susy Hoffmann

Advogada. Doutora em Direito Tributário.

Palestrantes
Fernando Mombelli

Fernando Mombelli

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Ex-coordenador-geral de tributação da RFB (2009/2022). Ex-delegado da RFB de julgamento em Porto Alegre (2007/2009). Graduado em Direito, Administração de Empresas e Engenharia Química pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduado em Direito Tributário pela UFRGS. Pós-graduado em Direito Processual Tributário pela UnB.

Roni Peterson Bernardino de Brito

Roni Peterson Bernardino de Brito

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Assessor do Secretário Especial da Receita Federal do Brasil. Membro da Comissão de Sistematização do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda (PAT RTC), que elaborou os Projetos de Leis Complementares nº 68, de 2024 (IBS, CBS e Imposto Seletivo), e nº 108, de 2024 (Comitê Gestor do IBS, contencioso administrativo e distribuição dos recursos do IBS). Gerente do Projeto da Receita Federal do Brasil de Regulamentação da Reforma Tributária na parcela relativa à União. Membro da Comissão do Ministério da Fazenda que elaborou o Projeto de Lei nº 3.887, de 2020 (CBS Federal). Ex Diretor da Divisão de Tributos sobre a Receita da Coordenação-Geral de Tributação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Bacharel em Direito - Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Pós-Graduado em Direito Tributário - Universidade Católica de Brasília (UCB).

Susy Hoffmann

Susy Hoffmann

Advogada. Doutora em Direito Tributário.

* Programa sujeito a alterações.
* Inclusos: certificado digital de participação.
* As informações de acesso ao ZOOM serão enviadas um dia antes do seminário.

Reforma Tributária: A regulamentação da CBS

Evento online

22/6 segunda-feira 9h às 13h

R$ 450,00

Pix, boleto ou cartão em até 12x

Inscreva-se