ESG - temas fundamentais

Evento online
02/09 quinta-feira 9h às 12h30

Entenda sobre o novo protagonismo sustentável das organizações com casos práticos, no seminário "ESG - temas fundamentais".

Programação

Coordenador:

Werner Grau

Sócio da área ambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, formado pela USP, Especialista em Direito Ambiental pela USP, Mestre em Direito Internacional pela USP e Doutor em Direito Tributário pela USP.



  • 09h00 às 09h05

    Abertura
    • 09h05 às 10h05

      Painel 1: ESG e Sustentabilidade
      • Flávia Teixeira
      • Gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética na ENGIE Brasil. 25 anos de experiência profissional técnico-jurídica na área ambiental e urbanística, atuando na Administração Pública, setor privado, acadêmico e terceiro setor. Graduada em Direito pela UFRJ, Mestre em Direito da Cidade pela UERJ e Pós-Graduada pelo MBA Executivo em Meio Ambiente na COOPE-UFRJ. Ênfase em licenciamento, pós-licenciamento, qualidade ambiental, mudanças climáticas.
      • Luciana Vianna Pereira
      • Sócia-fundadora do escritório L. Vianna Pereira Advocacia, especializado em consultoria jurídica ambiental, societária, contratual e securitária. Pós-Graduada em Direito Ambiental, pela PUC-Rio e em Gestão Ambiental, pela COPPE-UFRJ. Mestranda em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa.
      • Walter José Senise
      • Advogado pela PUC/SP, em 1990, desde então atua na área do Direito Ambiental. Inicialmente com trabalhos em empresas de consultoria técnica e em órgão público (SMA/CETESB) e, a partir de 2000 nas equipes de Ambiental de escritórios de advocacia. Sócio da SENISE PAIVA Advogados, atua na área consultiva, contenciosa e de gestão ambiental. Nas atividades pro bono integra o conselho de ONGs focadas nas áreas de educação ambiental e pesquisa. Mestre em Direito Ambiental pela PUC/SP, professor em cursos superiores, focados em direito e gestão ambiental. Profere palestras e conta com artigos publicados e recomendações por publicações especializadas.
    • 10h05 às 11h05

      Painel 2: O papel das instituições financeiras
      • Beatriz Stuart Secaf
      • Gerente de Sustentabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lidera projetos que integram aspectos socioambientais e climáticos nos negócios bancários e visam ampliar a participação do setor em atividades alinhadas a uma economia mais verde e inclusiva. Dentre eles destacam-se a elaboração de uma taxonomia verde para a Febraban, o Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil e o Roadmap de implementação das recomendações do Financial Stability Board sobre divulgação do impacto das mudanças climáticas nas organizações. É mestre em Tecnologia Ambiental com especialização em Economia e Política Ambiental pelo Imperial College London, no Reino Unido, e possui graduação em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. Antes de se juntar à FEBRABAN, trabalhou na área de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA) e da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
      • Marco Antônio Fujihara
      • Com mais de 40 anos de experiência no setor florestal, desenvolve projetos de qualificação empresarial nos parâmetros recomendados por Kyoto desde 1998 e atualmente com base nos Acordos de Paris e mercados voluntários além de mercados jurisdicionais para os setores de energia e de base florestal como a de papel e celulose. Atualmente se dedica a soluções inovadoras na Techsocial e na SINAI e na ECOFIX, onde desenvolve plataformas digitais em finanças sustentáveis com o auxílio de instrumentos de crédito e capital de risco. coordena Programa de Pagamentos de serviços ambientais no TFA/WEF-World Economic Fórum no MATOPIBA, bem como a plataforma global de serviços ambientais da TNC - The Nature Consevancy. Na atualidade prof. Convidado FIA- Instituto de administração (Sustentabilidade e Compliance) e do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (ESG na Prática). Membro do Grupo de Agronegócios do PENSA/FEA/USP.
      • Natália Azevedo de Carvalho
      • Associada sênior da área ambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, mestre em Direito pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Advogada licenciada em Nova Iorque e São Paulo, com experiência como foreign attorney em Tóquio, no escritório Nishimura & Asahi.
    • 11h05 às 11h10

      Intervalo
      • 11h10 às 12h15

        Painel 3: Instrumentos de aplicação e integração ESG
        • Andreia Bonzo Araujo Azevedo
        • Associada sênior da área ambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC-SP; Mestre em Direito Ambiental Internacional pela George Washington University-D.C.; extensão em "Introdução aos estudos sobre os Povos Indígenas no Brasil" pela FFLCH-USP, com experiência na US Environmental Protection Agency - US EPA.
        • Lívia Rossi
        • Especialista em Stewardship na Principles for Responsible Investment, iniciativa apoiada pelas Nações Unidas, alocada na iniciativa Climate Action 100+. Trabalhou por mais de dez anos como advogada de Direito Ambiental nas principais bancas do país. Mestre em Ciências com foco em Política e Regulamentação Ambiental pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e graduada em Direito pela PUC/SP.
        • Rodolfo Nardez Sirol
        • Começou sua carreira no setor de energia em 2001, como gerente ambiental da Duke Energy. Se juntou à CPFL Energia como Gerente Ambiental em 2010 e, em 2011, tornou-se Diretor Ambiental. Em 2016, foi criada a Diretoria de Sustentabilidade e seu escopo foi expandido para a área de sustentabilidade. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e dois MBAs, ambos pela FGV. Em 2014, conclui o pós-MBA em Inovação pela HSM e, em 2017, concluiu o programa Prince of Wales's Business & Sustainability da Universidade de Cambridge. Desde 2013 tornou-se membro do Conselho da ENERCAN, CERAN e Foz do Chapecó. Atualmente também é Presidente da Fundação COGE e membro do Board da Rede Brasileira do Pacto Global.
      • 12h15 às 12h30

        Encerramento / Perguntas
        Coordenador

        Werner Grau

        Sócio da área ambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, formado pela USP, Especialista em Direito Ambiental pela USP, Mestre em Direito Internacional pela USP e Doutor em Direito Tributário pela USP.

        Palestrantes

        Andreia Bonzo Araujo Azevedo

        Associada sênior da área ambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC-SP; Mestre em Direito Ambiental Internacional pela George Washington University-D.C.; extensão em "Introdução aos estudos sobre os Povos Indígenas no Brasil" pela FFLCH-USP, com experiência na US Environmental Protection Agency - US EPA.

        Beatriz Stuart Secaf

        Gerente de Sustentabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lidera projetos que integram aspectos socioambientais e climáticos nos negócios bancários e visam ampliar a participação do setor em atividades alinhadas a uma economia mais verde e inclusiva. Dentre eles destacam-se a elaboração de uma taxonomia verde para a Febraban, o Guia para Emissão de Títulos Verdes no Brasil e o Roadmap de implementação das recomendações do Financial Stability Board sobre divulgação do impacto das mudanças climáticas nas organizações. É mestre em Tecnologia Ambiental com especialização em Economia e Política Ambiental pelo Imperial College London, no Reino Unido, e possui graduação em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. Antes de se juntar à FEBRABAN, trabalhou na área de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA) e da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

        Flávia Teixeira

        Gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética na ENGIE Brasil. 25 anos de experiência profissional técnico-jurídica na área ambiental e urbanística, atuando na Administração Pública, setor privado, acadêmico e terceiro setor. Graduada em Direito pela UFRJ, Mestre em Direito da Cidade pela UERJ e Pós-Graduada pelo MBA Executivo em Meio Ambiente na COOPE-UFRJ. Ênfase em licenciamento, pós-licenciamento, qualidade ambiental, mudanças climáticas.

        Lívia Rossi

        Especialista em Stewardship na Principles for Responsible Investment, iniciativa apoiada pelas Nações Unidas, alocada na iniciativa Climate Action 100+. Trabalhou por mais de dez anos como advogada de Direito Ambiental nas principais bancas do país. Mestre em Ciências com foco em Política e Regulamentação Ambiental pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e graduada em Direito pela PUC/SP.

        Luciana Vianna Pereira

        Sócia-fundadora do escritório L. Vianna Pereira Advocacia, especializado em consultoria jurídica ambiental, societária, contratual e securitária. Pós-Graduada em Direito Ambiental, pela PUC-Rio e em Gestão Ambiental, pela COPPE-UFRJ. Mestranda em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa.

        Marco Antônio Fujihara

        Com mais de 40 anos de experiência no setor florestal, desenvolve projetos de qualificação empresarial nos parâmetros recomendados por Kyoto desde 1998 e atualmente com base nos Acordos de Paris e mercados voluntários além de mercados jurisdicionais para os setores de energia e de base florestal como a de papel e celulose. Atualmente se dedica a soluções inovadoras na Techsocial e na SINAI e na ECOFIX, onde desenvolve plataformas digitais em finanças sustentáveis com o auxílio de instrumentos de crédito e capital de risco. coordena Programa de Pagamentos de serviços ambientais no TFA/WEF-World Economic Fórum no MATOPIBA, bem como a plataforma global de serviços ambientais da TNC - The Nature Consevancy. Na atualidade prof. Convidado FIA- Instituto de administração (Sustentabilidade e Compliance) e do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (ESG na Prática). Membro do Grupo de Agronegócios do PENSA/FEA/USP.

        Natália Azevedo de Carvalho

        Associada sênior da área ambiental do escritório Pinheiro Neto Advogados, mestre em Direito pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Advogada licenciada em Nova Iorque e São Paulo, com experiência como foreign attorney em Tóquio, no escritório Nishimura & Asahi.

        Rodolfo Nardez Sirol

        Começou sua carreira no setor de energia em 2001, como gerente ambiental da Duke Energy. Se juntou à CPFL Energia como Gerente Ambiental em 2010 e, em 2011, tornou-se Diretor Ambiental. Em 2016, foi criada a Diretoria de Sustentabilidade e seu escopo foi expandido para a área de sustentabilidade. Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e dois MBAs, ambos pela FGV. Em 2014, conclui o pós-MBA em Inovação pela HSM e, em 2017, concluiu o programa Prince of Wales's Business & Sustainability da Universidade de Cambridge. Desde 2013 tornou-se membro do Conselho da ENERCAN, CERAN e Foz do Chapecó. Atualmente também é Presidente da Fundação COGE e membro do Board da Rede Brasileira do Pacto Global.

        Walter José Senise

        Advogado pela PUC/SP, em 1990, desde então atua na área do Direito Ambiental. Inicialmente com trabalhos em empresas de consultoria técnica e em órgão público (SMA/CETESB) e, a partir de 2000 nas equipes de Ambiental de escritórios de advocacia. Sócio da SENISE PAIVA Advogados, atua na área consultiva, contenciosa e de gestão ambiental. Nas atividades pro bono integra o conselho de ONGs focadas nas áreas de educação ambiental e pesquisa. Mestre em Direito Ambiental pela PUC/SP, professor em cursos superiores, focados em direito e gestão ambiental. Profere palestras e conta com artigos publicados e recomendações por publicações especializadas.

        Inscrições encerradas

        ESG - temas fundamentais

        Evento online
        02/09 quinta-feira 9h às 12h30
        R$ 380,00

        ENCERRADO

        * Programa sujeito a alterações.
        * Inclusos: certificado digital de participação.
        * As informações de acesso ao ZOOM serão enviadas um dia antes do seminário.